• Instagram

Inscreva-se no meu canal.

English

Professores

 

A coleção Poemas Divertidos tem poemas que tratam dos mais diversos assuntos, tais como: bullying, pressão dos amigos, disciplina, internet, futebol, alimentação, falar e escrever corretamente, consumismo, inclusão, adultização precoce, egocentrismo, hábitos saudáveis e não saudáveis, etc.

 

"Que tal usar os poemas como ponto de partida para abordar ou debater esses temas em sala de aula?"

Outra dica: Leia os poemas em voz alta para seus alunos na sala de aula. Depois encoraje cada aluno a levantar e ler um poema para o resto da sala. Isso é um exercício de leitura, de desinibição e de como falar em público.

Certifique-se de que eles fiquem com postura ereta, não ponham o livro na frente do rosto e que projetem a voz para todos ouvirem. Eles podem ensaiar antes, para ficar mais confortáveis com o desafio. Não deixe ninguém caçoar do colega que está lendo, e só vale dar risada se o poema for engraçado.

A professora também pode incentivar as crianças a criar um poema original. Com certeza muitos poemas divertidos surgirão, e muitos alunos vão descobrir que têm talento para escrever poesia.

Pode-se também tentar criar uma peça de teatro com os alunos da sala. Pode ser uma peça inteira, ou simplesmente encenar alguns poemas. Algumas ideias podem ser tiradas da peça infantil que escrevi baseada na coleção Poemas Divertidos: Aventura no Mundo da Poesia

 

"A Grande Missão" é uma aventura para um público infantojuvenil, a partir de 10 anos. É uma história com ritmo rápido, ideal para prender a atenção de jovens que acham que não gostam de ler.

A linguagem dos diálogos pode servir de mote para o professor convidar os alunos a pensar na diferença entre a linguagem falada e a norma culta. Pode-se também preparar exercícios de conversão de um texto falado para um texto escrito corretamente.

 

"De Onde Vem a Alegria?" é indicado para Educação Infantil e para 1º a 3º ano do Ensino Fundamental para trabalhar temas como brincadeiras, relacionamento, vivências sociais na escola, na família e em outros grupos. Impresso em letra bastão, o livro pode ser lido por crianças em fase de alfabetização e é uma boa opção para leitura de início de ano letivo, quando as crianças estão se conhecendo e conhecendo os professores. A leitura vai ajudar na interação da turma, que poderá fazer em grupo as atividades propostas pelas ilustrações. Pode ser usado também para trabalhar a criação de pequenos textos poéticos com rimas.

"Poemas Voadores" é indicado para 1º a 5º ano do Ensino Fundamental e também para Educação Infantil para trabalhar temas ligados a aves, ecologia e preservação ambiental. Conhecer mais sobre a vida e as características de algumas aves ajuda a criança a dar maior importância a elas e à natureza como um todo. A leitura propicia também uma discussão sobre os cuidados que devemos ter com a natureza que nos cerca e sobre a validade de criarmos pássaros engaiolados. Pode ser usado para trabalhar a criação de poemas sobre outras aves ou outros animais.

Sugestões de Professores

 

Se você é professor e já usou meus livros em sala de aula, por favor, compartilhe como foi sua experiência e dê dicas para outros professores utilizarem meus livros como ferramenta de ensino ou de estímulo à leitura.